Depois de várias tentativas...
na luta para conseguir um trabalho...
onde tanto eu como a firma-empregadora...
nos sentíssemos à vontade um com o outro...
... consegui... finalmente... me estabelecer...
no curso-objetivo...
... um curso preparatório para o vestibular...
e que... na época...
já tinha se tornado uma grande empresa...
e o antigo curso...
se desenvolveu tanto como uma "empresa" -de-ensino...
que seu nome não era nem mais curso-objetivo...
e sim... colégio-objetivo...
isso porque...
se... no início... o "curso" se restringia apenas às turmas preparatórias...
para o vestibular... ( terceiro-ano-científico...)...
agora... já havia expandido seus "serviços"...
para turmas também do primeiro e segundo-ano-científico...
--- --- ---
o edifício na avenida paulista...
onde o curso funcionava...
era um prédio-gigante...
com algumas salas-de-aula... também gigantes...
onde aconteciam aulas-especiais...
dadas pelos professores mais experientes...
que conseguiam dar um show-de-aula...
para turmas imensas... de 100 ou 150 alunos...
com o uso de microfone e tudo...
eu... como professor novato...
recebia turmas pequenas...
onde exercia com prazer... a profissão...
um trabalho que eu tinha...
felizmente... experiencia...
um trabalho...
que eu tinha... "know-how"...
como é bom trabalhar...
num ofício que você domina bem...
eu imagino a felicidade de uma pessoa...
que nasceu para ser... digamos... motorista-de-caminhão...
... e de repente...
encontra uma boa empresa...
onde ele receba todas as condições...
para exercer seu trabalho com eficiência e tranquilidade...
foi assim que eu me senti...
no curso objetivo...
era uma empresa-gigante..?...
era...
mas ao mesmo tempo era organizada...
existia dentro dela uma filosofia...
( vinda talvez por parte de quem a administrava...)...
que fazia com que a "máquina"-gigante... funcionasse...
cada aula era pré-programada...
cada aula era associada a um conjunto de exercícios...
( os famosos "módulos"...)...
que facilitavam a vida...
tanto do aluno... como a do professor...
... pois os tais "módulos"...
continham uma dosagem de exercícios...
que... na maioria das vezes...
coincidia com o tempo-de-aula...
e... obviamente... cada módulo-individual...
era apenas uma peça no quebra-cabeças-geral...
da programação geral anual...
esse esquema...
já entregava de bandeja ao professor...
o conteúdo que ele deveria "passar" para os alunos...
obviamente tal metodologia...
é um "alvo" certo para várias críticas...
concordo...
é uma metodologia de ensino...
um pouco... digamos... "maquinal" demais...
mas... por outro lado...
no caso da matemática...
até que a "coisa"...
( ou seja... o método...)...
funcionava bem...
para mim... ( pelo menos )...
era uma comodidade trabalhar numa escola...
onde eu já tinha em mãos...
todo o conjunto de exercícios a serem discutidos...
( na dosagem certa para cada aula...)...
e os alunos...
acostumados com tal metodologia...
se sentiam à vontade também...
em outras palavras...
não era uma escola onde...
o professor tinha toda aquela (infinita) liberdade...
de chegar em sala-de-aula...
e dar uma aula...
baseada puramente no seu (professor) desejo...
... podendo improvisar qualquer coisa...
e... tudo bem...
não... não era assim...
existia um referencial...
existia toda uma estrutura-de-conteúdo...
baseada nos tais "módulos"...
ou seja... nas apostilas...
cuidadosamente preparadas com antecedência...
pelos professores-fundadores...
dos (famosos) cursinhos-de-vestibular...
durante a fase do nascimento deste ciclo-histórico...
dessa "febre"...
desse "conceito"...
( mais prático do que teórico...)...
denominado... ( na época...)...
de... "vestibular"...
--- --- ---
hoje... acho que vou terminar a "novela"...
um pouquinho mais cedo...
... tudo bem...?
um grandessíssimo abraço... a todos vocês...
me despeço...
pedindo para que vocês...
continuem cuidando da saúde...
um grande abraço...
...luis antonio...