...20... filosofando... part twenty...

... todo  mundo  de  uma  forma  ou  de  outra...
já  ouviu  falar  que...  normalmente...
numa  turma-de-escola...  onde  existem  meninas  e  meninos...
de  14  anos-de-idade...

... a  tendência  é  a  de  que...  em  geral...
as  meninas  tenham  uma  maturidade  muito  mais  desenvolvida...
do  que  seus  colegas  do  sexo  masculino...
embora  tenham  todos...  a  mesma  idade...

por  isso...  a  tendência  é  de  que  elas  procurem  se  relacionar...
seja  na  esfera  da  amizade...  ou  na  esfera  romântica...
com  rapazes  um  pouco  mais  velhos...
... tipo...  digamos...  uns  18  anos...

eu...  com  18  anos...  morava  na  rua  jota-carlos...
em  companhia  do  meu  pai...  minha  mãe...
minha  irmã  mais  velha  ana emília...
minha  irmã  mais  nova  clarice...
e  meu  irmão  caçula  tuípe...

nessa  época  eu  tinha  passado  o  ano  anterior...
fazendo  vestibular  no  curso  vetor...
(... um  daqueles  cursinhos  típicos  em  copacabana...)

... um  curso  intensivo...
... nunca  aprendi  tanta  matemática  e  física...
concentradamente...  em  um  só  ano...

o  estudo  era  intenso...
mas  eu  gostava...
( sempre  gostei  de  matemática...)

à  noite...  quando  fazia  um  céu  estrelado...
colocava  uma  esteira  na  cobertura...
e  dormia...  olhando  as  estrelas...

antes  de  imergir  no  sono  profundo...
ainda  ficava  visualizando  linhas  retas  que  as  uniam...
formando  bissetrizes...  mediatrizes...
formas  geométricas  que  as  aulas-de-geometria...
junto  com  seus  exercícios  euclidianos...
tinham  invadido  minha  cabeça...
durante  o  ambiente  "intensivão"...  do  curso  vetor...

meus  olhos...  merecidamente...  descansavam...
repousando  o  olhar  nas  estrelas...
embora  as  demonstrações  dos  teoremas-da-geometria-plana...
insistissem  em  interferir  na  contemplação  de  tamanha  beleza  natural:
... o  céu  estrelado...

---   ---   ---

o  registro  oficial  para  o  exame  de  vestibular...
permitia  que  o  candidato  colocasse  sua  preferência...
em  termos  de  prioridade...

por  exemplo...  poderíamos  colocar:

fundão  ( UFRJ ).............  como  primeira  prioridade...
PUC.......................................... segunda  prioridade...
niterói  ( UFF )..........................  terceira  prioridade...
gama filho.................................   quarta  prioridade...   etc...

e...  além  disso  poderíamos  optar  pelo  semestre...
( iniciando  a  faculdade  no  primeiro...  ou  segundo  semestre )...

---   ---   ---

como  eu  estava  cansadíssimo...
exausto...  do  rítmo  intensivissíssimo...
ao  qual  havia  me  submetido...
no  curso  preparatório...

coloquei  em  primeira  opção...
começar  a  faculdade...
na  PUC-2

ou  seja...  na  PUC- do-segundo-semestre...

com  isso...  teria  tempo  suficiente...
para  me  recuperar  da  "maratona"  que  foi...
o  curso  vetor...

ficaria  um  semestre  inteiro...
sem  fazer  nada...
apenas  descansando...

surfando...  etc...

enfim...  tratando  de  re-estabelecer...
o  meu  equilíbrio-normal...
meu  equilíbrio-natural...

e  foi  exatamente  isso  que  aconteceu...

passei  em  primeiro  lugar  para  a  PUC - segundo-semestre...

---   ---   ---

esse  papo  de  ter  passado  em  "primeiro-lugar"  para  a  PUC...
é  meio  relativo...

pois  se  eu  tivesse  colocado  como  primeira  opção...  PUC - primeiro-semestre...
jamais  iria  obter  tal  classificação...

meu  colega  do  curso  vetor  que  tirou  o  primeiro-lugar  na  PUC - primeiro-semestre...
obteve  uma  contagem-de-pontos  em  torno  dos  39 000  pontos...

...  enquanto  que  eu  obtive  algo  em  torno  dos  35 000  pontos...

conclusão...  esse  papo  de  "primeiro-lugar"  é  meio  relativo...

---   ---   ---

mas...  nem  por  isso...  deixou  de  ser  uma  "curtição"...

o  curso-vetor  colocou  sua  propaganda  nos  jornais...
em  letras  garrafais...

fulaninho.........  primeiro-lugar  na  UFF...
sicraninho.......  segundo-lugar  na  gama-filho...

e...  por  aí  a  fora...

obviamente  comprei  uma  meia-dúzia  de  duas  ou  três  cópias  do  jornal...
para  guardar  na  minha  pasta  de  "curriculum-vitae"...

... medida-preventiva  essa...  que  me  foi  muito  útil...
    ... poucos  meses  depois...

---   ---   ---

meu  professor-de-piano  falava:
...  " muito  bom...  luis...  parabéns...
você  é  um  cara  espetacular...  inteligente...  estudioso...
esse resultado  que  você  obteve  é  consequência  de  você...
não  foi  sorte... não...    ...não  foi  nada  disso...
você...  é  que  é  um  cara  sensacional...
que  construiu...  no  dia-a-dia...  esse  resultado "...

---   ---   ---

eu...  escutando  todos  aqueles  elogios...
meio  tenso...  sem  saber  bem...  o  que  dizer...  dizia:

... " é  acho  que  eu  não  tenho  muito  mérito...  não...
o  que  eu  fiz...
foi  uma  consequência  natural  daquilo  que  meus  pais  me  deram...
eles  me  deram  condições  de  eu...  metodicamente...
ir  me  preparando...
desde  há  muito  tempo...     talvez...
desde  a  época  do  cursinho-de-admissão  ao  ginasial...

(  o  professor )...  " tá  vendo...?...  espetacular...  muito  bom...
                               concordo...  você...  não  está  se  "gabando"...
                               de  ter  tirado  o  primeiro-lugar...

                              você...  humildemente  percebe...  que  recebeu  as
                              condições  necessárias  para  alcançar  esse  resultado...
                              genial...  luis...  gostei  da  sua  observação "...

---   ---   ---

e  eu...  louco  para  que  a  aula  pudesse  se  direcionar...
para  a  prática  do  piano  em  si...

ao  invés  de  dar  um  "toque'  direto  no  professor...
para  que  investíssemos  mais  tempo...  na  prática-do-piano...

...eu...  timidamente...  esperava  que  ele  se  "tocasse"...
e  decidisse  por  si-próprio...
a  pedir  que  eu  tocasse  o  "pictures  at  an  exhibition"  do  mussorgsky...
para  que  ele  pudesse  então...
fazer  seus  preciosos  comentários...
suas  preciosas  observações...
suas  preciosas...  críticas-construtivas:

..." olha...  nesse  trecho  aqui...
eu  faria  um  super-pianíssimo...
cantaria  um  pouco  com  a  mão-direita...
para  diferenciar  dessa  outra  melodia...

... "  e  ali...  eu  faria  uma  pausa  bem  repentina...
para  dar  o  contraste  que  a  tonalidade...
desse  acorde-dissonante...  está  pedindo..."...  

aulas  preciosas...

minha  mãe  tinha  razão...
" o  professor  é  muito  bom "...

e  eu...  ao  receber  todas  aquelas  aulas...
de  altíssimo  nível...
percebia...  que  existiam  mundos...
bem  diferentes...

mundos  onde  existia  um  estudo-da-sensibilidade...
que  eu  jamais  iria  imaginar...

pois  eu  vinha  de  uma  família...
onde  a  ênfase  acadêmica  era  voltada  para  as  ciências-exatas...

não  havia  um  conhecimento  mais  profundo...
nas  outras  áreas  do  conhecimento...

e...  lá...  recebendo  os  ensinamentos  do  professor...
tive  a  oportunidade  de  perceber  que...
existia  todo  um  mundo  refinadíssimo...
que  era  o  mundo  das  artes-finas...
como  o  da  leitura  musical...
e  do  estudo  da  música  erudita...

um  mundo  ainda...  bem  desconhecido...  para  mim...

mas  que...  já  conseguia  pré-sentir...  a  sua  existência...

---   ---   ---

conforme  havíamos  mencionado  no  "part-19"...
o  professor  não  ensinava  apenas  música...

ele  era  para  mim...  como  um  segundo-pai...

..."... luis...  o  que  você  acha  de  trabalhar  nesse  semestre...
      ( já  que  você  optou  por  começar  a  PUC  só  em  agosto...?...

..."... ah...  vale-a-pena...  vai  te  dar  experiência...
        vai  te  colocar  diante  do  mundo...
        você  se  sentirá  mais  em  sintonia...
        com  a  própria  sociedade  em  que  vivemos...

..."... você  vai  se  desenvolver  ainda  mais...  rapaz..."...

---   ---   ---

e... tudo  isso  era  falado  com  a  voz  doce...
a  voz  melódica...

classificação  feita  por  ele  próprio...
quando  enfatizava  a  importância  de  todos  nós...
falarmos  com  uma  voz...  doce...

e... a  voz  doce  se  inseria  perfeitamente...
em  toda  a  teoria  musical...
da  expressividade  melódica...  etc...

---   ---   ---

dito-e-feito...

a  maioria  dos  conselhos  que  vinham  do  professor-de-piano...
eu...  tranquilamente...  assinava-em-baixo...

em  casa...  comecei  a  dar  uma  lida  nos  classificados...
procurando  emprego...

... " precisa-se  de  vendedores  de  livros "...

fui  lá...

preenchi  a  ficha...
mandaram  voltar  outro  dia...

---   ---   ---

na  semana  seguinte...
aula  de  piano...

comentei  que  havia  tentado  um  emprego...
de  vendedor-de-livros...

então...  ele  ponderou:

... "... você... luiz...  seria  um  ótimo  professor...
      quando  uma  vez  eu  te  perguntei  por  que  é  que...
       um  número-negativo  multiplicado  por  um  outro  número-negativo...
       dá  um  número  positivo...

     "... e...  quando  você  disse  que  era  como  se  fosse  o  avesso-do-avesso...

     "... percebi  que  você  tem  uma  ótima  vocação  para  professor...

     "... por que  não  tenta  arrumar  um  emprego  como  professor...?

     "... você  poderia  começar  sendo...  professor-particular..."...

---   ---   ---

a  partir  daí...  comecei  a  ir  nas  escolas...
para  entregar  meu  currículo...  telefone...
oferecendo  meus  serviços  de...
professor-particular-de-matemática...

choveu  alunos...
passava  o  dia  dando  aula...

cobrava  barato...
tipo...  20  reais-a-hora...  se  fosse  nos  dias  de  hoje...

eu  ia  na  casa  dos  alunos...
em  botafogo...  humaitá...  copacabana...

o  pessoal  gostava  das  aulas...

---   ---   ---

influenciado  pelo  professor-de-piano...
eu  passava  do  horário...

ao  invés  de  dar  a  aula  de  1-hora-exata...
dava  uma  esticadinha  para  1-hora-e-meia...
... às  vezes...  2-horas...

pois  não  queríamos  dar  um  tom  às  aulas...
que  lembrasse  uma  concepção  do  mundo...
... exageradamente...  capitalista...
ao  ponto  de  "cronometrarmos"...
cada  minuto  de  aula...

---  ---   ---

fico  por  aqui...
pois  o  cronômetro...
avisa  que...
                 ... passou  da  hora...

até  já...
tudo-de-bom...

um  grande  abraço...
                                ...luis antonio...