... todo mundo de uma forma ou de outra...
já ouviu falar que... normalmente...
numa turma-de-escola... onde existem meninas e meninos...
de 14 anos-de-idade...
... a tendência é a de que... em geral...
as meninas tenham uma maturidade muito mais desenvolvida...
do que seus colegas do sexo masculino...
embora tenham todos... a mesma idade...
por isso... a tendência é de que elas procurem se relacionar...
seja na esfera da amizade... ou na esfera romântica...
com rapazes um pouco mais velhos...
... tipo... digamos... uns 18 anos...
eu... com 18 anos... morava na rua jota-carlos...
em companhia do meu pai... minha mãe...
minha irmã mais velha ana emília...
minha irmã mais nova clarice...
e meu irmão caçula tuípe...
nessa época eu tinha passado o ano anterior...
fazendo vestibular no curso vetor...
(... um daqueles cursinhos típicos em copacabana...)
... um curso intensivo...
... nunca aprendi tanta matemática e física...
concentradamente... em um só ano...
o estudo era intenso...
mas eu gostava...
( sempre gostei de matemática...)
à noite... quando fazia um céu estrelado...
colocava uma esteira na cobertura...
e dormia... olhando as estrelas...
antes de imergir no sono profundo...
ainda ficava visualizando linhas retas que as uniam...
formando bissetrizes... mediatrizes...
formas geométricas que as aulas-de-geometria...
junto com seus exercícios euclidianos...
tinham invadido minha cabeça...
durante o ambiente "intensivão"... do curso vetor...
meus olhos... merecidamente... descansavam...
repousando o olhar nas estrelas...
embora as demonstrações dos teoremas-da-geometria-plana...
insistissem em interferir na contemplação de tamanha beleza natural:
... o céu estrelado...
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o registro oficial para o exame de vestibular...
permitia que o candidato colocasse sua preferência...
em termos de prioridade...
por exemplo... poderíamos colocar:
fundão ( UFRJ )............. como primeira prioridade...
PUC.......................................... segunda prioridade...
niterói ( UFF ).......................... terceira prioridade...
gama filho................................. quarta prioridade... etc...
e... além disso poderíamos optar pelo semestre...
( iniciando a faculdade no primeiro... ou segundo semestre )...
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como eu estava cansadíssimo...
exausto... do rítmo intensivissíssimo...
ao qual havia me submetido...
no curso preparatório...
coloquei em primeira opção...
começar a faculdade...
na PUC-2
ou seja... na PUC- do-segundo-semestre...
com isso... teria tempo suficiente...
para me recuperar da "maratona" que foi...
o curso vetor...
ficaria um semestre inteiro...
sem fazer nada...
apenas descansando...
surfando... etc...
enfim... tratando de re-estabelecer...
o meu equilíbrio-normal...
meu equilíbrio-natural...
e foi exatamente isso que aconteceu...
passei em primeiro lugar para a PUC - segundo-semestre...
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esse papo de ter passado em "primeiro-lugar" para a PUC...
é meio relativo...
pois se eu tivesse colocado como primeira opção... PUC - primeiro-semestre...
jamais iria obter tal classificação...
meu colega do curso vetor que tirou o primeiro-lugar na PUC - primeiro-semestre...
obteve uma contagem-de-pontos em torno dos 39 000 pontos...
... enquanto que eu obtive algo em torno dos 35 000 pontos...
conclusão... esse papo de "primeiro-lugar" é meio relativo...
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mas... nem por isso... deixou de ser uma "curtição"...
o curso-vetor colocou sua propaganda nos jornais...
em letras garrafais...
fulaninho......... primeiro-lugar na UFF...
sicraninho....... segundo-lugar na gama-filho...
e... por aí a fora...
obviamente comprei uma meia-dúzia de duas ou três cópias do jornal...
para guardar na minha pasta de "curriculum-vitae"...
... medida-preventiva essa... que me foi muito útil...
... poucos meses depois...
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meu professor-de-piano falava:
... " muito bom... luis... parabéns...
você é um cara espetacular... inteligente... estudioso...
esse resultado que você obteve é consequência de você...
não foi sorte... não... ...não foi nada disso...
você... é que é um cara sensacional...
que construiu... no dia-a-dia... esse resultado "...
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eu... escutando todos aqueles elogios...
meio tenso... sem saber bem... o que dizer... dizia:
... " é acho que eu não tenho muito mérito... não...
o que eu fiz...
foi uma consequência natural daquilo que meus pais me deram...
eles me deram condições de eu... metodicamente...
ir me preparando...
desde há muito tempo... talvez...
desde a época do cursinho-de-admissão ao ginasial...
( o professor )... " tá vendo...?... espetacular... muito bom...
concordo... você... não está se "gabando"...
de ter tirado o primeiro-lugar...
você... humildemente percebe... que recebeu as
condições necessárias para alcançar esse resultado...
genial... luis... gostei da sua observação "...
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e eu... louco para que a aula pudesse se direcionar...
para a prática do piano em si...
ao invés de dar um "toque' direto no professor...
para que investíssemos mais tempo... na prática-do-piano...
...eu... timidamente... esperava que ele se "tocasse"...
e decidisse por si-próprio...
a pedir que eu tocasse o "pictures at an exhibition" do mussorgsky...
para que ele pudesse então...
fazer seus preciosos comentários...
suas preciosas observações...
suas preciosas... críticas-construtivas:
..." olha... nesse trecho aqui...
eu faria um super-pianíssimo...
cantaria um pouco com a mão-direita...
para diferenciar dessa outra melodia...
... " e ali... eu faria uma pausa bem repentina...
para dar o contraste que a tonalidade...
desse acorde-dissonante... está pedindo..."...
aulas preciosas...
minha mãe tinha razão...
" o professor é muito bom "...
e eu... ao receber todas aquelas aulas...
de altíssimo nível...
percebia... que existiam mundos...
bem diferentes...
mundos onde existia um estudo-da-sensibilidade...
que eu jamais iria imaginar...
pois eu vinha de uma família...
onde a ênfase acadêmica era voltada para as ciências-exatas...
não havia um conhecimento mais profundo...
nas outras áreas do conhecimento...
e... lá... recebendo os ensinamentos do professor...
tive a oportunidade de perceber que...
existia todo um mundo refinadíssimo...
que era o mundo das artes-finas...
como o da leitura musical...
e do estudo da música erudita...
um mundo ainda... bem desconhecido... para mim...
mas que... já conseguia pré-sentir... a sua existência...
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conforme havíamos mencionado no "part-19"...
o professor não ensinava apenas música...
ele era para mim... como um segundo-pai...
..."... luis... o que você acha de trabalhar nesse semestre...
( já que você optou por começar a PUC só em agosto...?...
..."... ah... vale-a-pena... vai te dar experiência...
vai te colocar diante do mundo...
você se sentirá mais em sintonia...
com a própria sociedade em que vivemos...
..."... você vai se desenvolver ainda mais... rapaz..."...
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e... tudo isso era falado com a voz doce...
a voz melódica...
classificação feita por ele próprio...
quando enfatizava a importância de todos nós...
falarmos com uma voz... doce...
e... a voz doce se inseria perfeitamente...
em toda a teoria musical...
da expressividade melódica... etc...
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dito-e-feito...
a maioria dos conselhos que vinham do professor-de-piano...
eu... tranquilamente... assinava-em-baixo...
em casa... comecei a dar uma lida nos classificados...
procurando emprego...
... " precisa-se de vendedores de livros "...
fui lá...
preenchi a ficha...
mandaram voltar outro dia...
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na semana seguinte...
aula de piano...
comentei que havia tentado um emprego...
de vendedor-de-livros...
então... ele ponderou:
... "... você... luiz... seria um ótimo professor...
quando uma vez eu te perguntei por que é que...
um número-negativo multiplicado por um outro número-negativo...
dá um número positivo...
"... e... quando você disse que era como se fosse o avesso-do-avesso...
"... percebi que você tem uma ótima vocação para professor...
"... por que não tenta arrumar um emprego como professor...?
"... você poderia começar sendo... professor-particular..."...
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a partir daí... comecei a ir nas escolas...
para entregar meu currículo... telefone...
oferecendo meus serviços de...
professor-particular-de-matemática...
choveu alunos...
passava o dia dando aula...
cobrava barato...
tipo... 20 reais-a-hora... se fosse nos dias de hoje...
eu ia na casa dos alunos...
em botafogo... humaitá... copacabana...
o pessoal gostava das aulas...
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influenciado pelo professor-de-piano...
eu passava do horário...
ao invés de dar a aula de 1-hora-exata...
dava uma esticadinha para 1-hora-e-meia...
... às vezes... 2-horas...
pois não queríamos dar um tom às aulas...
que lembrasse uma concepção do mundo...
... exageradamente... capitalista...
ao ponto de "cronometrarmos"...
cada minuto de aula...
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fico por aqui...
pois o cronômetro...
avisa que...
... passou da hora...
até já...
tudo-de-bom...
um grande abraço...
...luis antonio...