...29... filosofando... part twenty-nine...

no  ano  de  1972...
ao  ser  contratado  para  dar  aulas  de  matemática  no  anglo-americano...
e  me  ver...
diante  de  uma  turma  de  50  alunos...
do  curso  científico...

(... apesar  do  susto  inicial...)
a  forma  com  que  eu  tratava  os  alunos...
me  ajudou  a  conquistar  a  simpatia  da  "rapaziada"  em  geral...

a  minha  maneira  de  ser...
o  meu  "jeitão"  de  ser...
      (  um  cara  pacífico...
         amante  da  matemática...
         e...  ao  mesmo  tempo...  adotando  a  moda  dos  anos  70...
         ao  usar  um  cabelo  longo  que  atingia  os  ombros...)...
contribuía  para  que  eu  fosse  bem  "aceito"  pela  turma...

consequentemente  os  dois  diretores  do  colégio...
também  estavam  satisfeitos...

no  entanto...
o  excesso  no  meu  jeito  "excêntrico"  de  ser...
deveria...  provavelmente...  gerar...
uma  "pontinha"  de  insatisfação...
por  parte  da  diretoria...

e...  como  minha  carga-horária  já  estava  muito  intensa...
um  dos  diretores...  um  dia...  me  chamou...
para  perguntar  se  eu  conhecia  algum  colega  lá  da  faculdade...
que  pudesse  assumir  algumas  turmas  lá...

respondi-lhe  que  sim...
que  conhecia  um  amigo  meu...
que  daria  "conta-do-recado"...  tranquilamente...

ao  sair  de  lá...  procurei  o  máicol...
e  lhe  ofereci  o  emprego...

ele  "pulou"  de  alegria...
... de  contentamento...

e...  a  paritir  daí...
assumiu  as  turmas  que  o  diretor  lhe  deu...

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a  forma  com  que  o  máicol  se  comunicava  com  a  geração  mais  velha...
ou  seja...  com  a  geração  dos  nossos  pais...
( ou  da  diretoria  do  anglo...  por  exemplo...)...
era  tal  que...  fazia  com  que  ele...
conquistasse  facilmente  a  confiança  dos  mais  velhos...

e  isso...  para  mim  era  ótimo...
pois...  eu  não  tinha  muito  essa  facilidade-de-comunicação...
com  a  geração-mais-velha...
    ( com  exceção  da  minha  mãe  e  do  professor-de-piano...)...
e  o  máicol...  ao  possuir  o  "talento-natural"  na  comunicação  com  os  mais  velhos...
... indiretamente...  me  "poupava"  desse  "trabalho"  de  ter  que  conversar  com  eles...

...uma  conversa  às  vezes  necessária...
no  sentido  de  possibilitar  a  realização  de  certas  "negociações"...

como  por  exemplo:  no  caso  da  nossa  relação  com  a  diretoria  do  anglo:
existia  sempre  a  possibilidade  de  um  acordo...
visando  a  alocação  de  turmas...
para  esse  ou  aquele  professor...

esse  poderia  ser  um  entre  muitos  outros  exemplos...
que  servem  para  ilustrar  o  fato  de  que...
sem  o  diálogo  entre  nós  e  a  geração  anterior  à  nossa...
muitos  projetos  estariam  "emperrados"...
ou...  simplesmente...  abortados...
ou  pior:  ...nem  teriam  a  oportunidade  de  serem  concebidos...

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se...  por  um  lado...
        ...o  máicol  adorava  conversar  com  a  geração  dos  nossos  pais...
eu...  por  outro  lado...
preferia  continuar  imerso  nos  meus  (infinitos)  pensamentos...
e  deixava...  (com  todo  o  prazer)...  com  ele...
a  "tarefa"...  a  "função"...  de  conquistar  a  simpatia  dos  mais  velhos...
simpatia  essa  que...  muitas  vezes...  rendiam  bons  frutos...

um  dos  personagens  significativos  dessa  geração  mais  velha...
que  o  máicol...  naturalmente...  conquistou...
foi...  meu  próprio  pai...

papo  vai...  papo  vem...
ele  pergunta  se  haveria  a  possibilidade...
de  nós  dois  nos  "encaixarmos"  num  desses  navios-cargueiros...
para  passarmos  os  meses  de  férias  (janeiro e fevereiro)...  na  europa...
... dentro  da  metodologia  do  manual-de-viagens...
"europe  on  five-dolars  a  day"...

meu  pai  diz  que  sim...
não  haveria  muito  problema...  não...
ele  poderia  arranjar  isso  pra  gente...

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fomos  num  camarote  especial  para  visitantes...
... para  "special-guests"...
num  cargueiro  enorme...  holandês...  moderníssimo..
que  transportava  não-sei-quantas-toneladas  de  ferro  a  granel...
do  porto  do  tubarão  no  espírito-santo...
para  o  porto  de  bordeaux  na  frança...

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como  está  dando  para  perceber...
nós  dois  formávamos  uma  "dupla"  onde...
quase  que  instintivamente...  ( ou  melhor: ... intuitivamente...)...
percebíamos  que  a  distribuição  de  "funções"...
rendiam...  muitas  vezes...  bons  frutos...

ele...  ao  "pegar-carona"  nos  meus  projetos  inacabados...
( minha  relação  com  o  diretor  do  anglo...
   ... minha  relação  com  meu  próprio  pai...)...

ele...  ao  interagir  verbalmente  com  essas  "pessoas-chaves"...
    ( tão  importantes  no  processo  das  realizações  de  nossos  projetos...)...
conquistava  a  confiança  delas...
resultando  num  "ganho"  substancial  para  a  dupla... (dinâmica?...)...

no  caso  da  viagem  à  europa...
ele  soube  aproveitar...
       de  uma  forma  bem  oportuna...  inteligente...  e...  diplomática...
 o  fato  de  eu  não  ter  muito  diálogo  com  meu  próprio  pai...  
... ao  preencher  tal  lacuna...
     ... articulando  a  concretização  da  viagem-em-si...

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analogamente...
no  caso  do  "diálogo"  (praticamente  inexistente)  entre  eu  e  o  diretor  do  anglo...
ele...  mais  uma  vez...
     ao  conquistar  a  simpatia  e  confiança  do  diretor...
criou  condições  favoráveis  para  negociar  um  plano  de  aulas  para  nós  dois...
onde  ficaríamos  apenas  com  as  turmas  de  reforço...  (ou  dependência...)...

... o  que  foi  uma  "jogada-de-mestre"...
já  que  o  salário-hora  das  aulas-de-refôrço  era  igual  ao  das  aulas-regulares...

sendo  assim...  seria  muito  mais  interessante  para  nós  (professores)...
darmos  uma  aulinha  de  reforço...  para  dois  ou  três  alunos...
do  que  ter  que  "enfrentar"  uma  turma  de  50  alunos...

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e  eu...  assistindo  de  camarote...  suas  negociações  (em  nosso  nome)...
me  surpreendia  ao  ver  sua  "astúcia"...
uma  "astúcia"  no  sentido  de  uma  "esperteza"  no  bom-sentido-da-palavra...
na  medida  em  que  ele  conseguia...  na  maioria  das  vezes...
viabilizar  a  concretização  de  tais  projetos...
que  eram  sempre...  muito  favoráveis  para  ambos...

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essa  "arrumação"  no  nosso  horário  no  anglo...
... na  nossa  carga-horária...
veio  numa  época  (início de 1973)...
onde  eu  já  estava  cansado...
bem  exausto  do  ritmo  alucinante...
dos  acontecimentos  ocorridos  em  71  e  72...

e...  no  meio  desse  meu  cansaço-acumulado...
vejo  o  máicol  pegar  um  lápis-e-papel...
e  desenhar  nosso  novo  horário...
concentrando  um  monte  de  turmas-quase-que-"fantasmas"...
ou  seja...  um  monte  de  turmas-de-reforço...
nas  tardes  de  segunda...  terça...  e  quarta...

na  hora  em  que  ele  "armou"  o  plano...
e  conseguiu  "executá-lo"  (no  sentido  de  ter  a  aprovação  do  diretor...)...
eu...  na  minha  eterna  distração...
ficava  assistindo  a  tudo...
já  percebendo  onde  ele  queria  chegar...

meio  perplexo...
mas  achando  a  ideia  boa...

e...  naquele  mesmo  dia  da  "invenção"  do  horário...
...  ao  sairmos  da  escola...
o  plano  ficou  ainda  mais  claro...

o  próprio  máicol  me  explicava  em  detalhes...
... o  que  estava  "rolando"...

" você  não  está  vendo...  luis...?
  agora...  ficamos  com  as  turmas  da  dependência...  do  refôrço...
  o  salário  continua  o  mesmo...
  e  não  vamos  ter  que  nos  "matar"  de  trabalhar... "...

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realmente...  existia  a  PUC...  as  tarefas  da  PUC...  para  nos  ocupar...
não  poderíamos  ficar  a  vida  inteira  super-atarefados  com  o  anglo...

o  máicol  tinha  razão...
principalmente  ele...
que  estava  largando  a  matemática...
para  ir  para  a  engenharia...

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(...enquanto  isso...
    ...meus  olhos  estavam  voltados...
        ...  para  saquarema...)

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antes  de  concluir...
seria  interessante  observar  que  esses  dois  exemplos  citados...
( a  viagem  à  europa...  e  o  re-arranjo  na  carga-horária  do  anglo...)...
servem  para  ilustrar  a  estrutura  da  interação  entre  eu  e  o  máicol...

esses  dois  exemplos  faziam  parte  de  um  contexto  mais  geral...
...  mais  amplo...

no  fundo  eu...  ao  perceber  que  ele  era  bem  prático...
nesse  tipo  de  atividade...  digamos...  "funcional"...  "concreta"...  etc...

... eu...  ao  perceber  isso...  me  acomodava...
e  deixava  que  ele  fizesse...  concluísse...  tais  acertos...
( normalmente  entre  nós  e  alguma  instituição...)...

por  exemplo: ... no  início...  ao  entrarmos  pra  PUC...
o  processo  de  matrícula  era  um  pouco  complicado...

pela  primeira  vez  na  vida...
nós  alunos...  tínhamos  a  "liberdade"  de  escolher  nossas  matérias...
... de  "desenhar"  nosso  horário...
e  tentar  viabilizá-lo  de  acordo  com  a  disponibilidade  de  vagas...  etc...

e...  como  ele  se  envolvia  no  processo...
ao  ponto  de  querer  fazê-lo  para  nós  dois...
eu...  por  comodidade...  deixava  que  ele  o  fizesse...
não  me  preocupava  muito...  pois  sabia...
que  ele  era  meticuloso  e  iria  fazer  boas  escolhas...

portanto...  eu...  simplesmente...  "assinava-em-baixo"...
na  hora  de  submetermos  nossa  proposta  de  horário...

inúmeros  outros  exemplos  dessa  minha  "acomodação"...
diante  do  seu  excesso  de  "zelo"  e  cuidado... (nesse  sentido)...
poderiam  ser  descritos...

na  europa...  por  exemplo...
a  "tarefa"  de  pesquisar  hotel...  pousada...  trens...  etc...
ficava  sempre  a  seu  "encargo"...

enfim...  uma  parceria  onde  cada  um  tinha  uma  "função":

... a  parte  das  concretizações  ficava  com  ele...

... a  minha  parte...  até  hoje...  não  sei  ao  certo...
     qual  seria  a  minha  "função"  nessa  parceria...
       ( talvez...  a  de  escutá-lo...
          em  suas  infinitas  divagações...)...

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me  despeço...
desejando  tudo-de-bom...  para  você...

um  grande  abraço...
                                ...luis antonio...