...24... filosofando... part twenty-four...

Já  que  o  relato  de  uma  história  não  precisa...
...  necessariamente...  seguir  uma  linha  temporal...
    ...  uma  linha-cronológica...

...  podemos  dar  uns  passinhos  para  trás...  nessa  linha-do-tempo...
e...  colocar  uma  pequena  lente-de-aumento...
sobre  o  ano-anterior...

ou  seja...  sobre  o  ano  de  1971...
...  antes  de  "acontecer"  o  anglo...
...  antes  de  "acontecer"  a  fabiana...
mas  já  "tendo-acontecido"...  ( desde  1969...)...  o  professor-de-piano...
junto  com  suas  aulas  de  altíssimo  nível...
tanto  do  ponto-de-vista  da  técnica  do  piano-em-si...
como  do  ponto-de-vista  cultural...
e...  mais  importante  ainda:
do  ponto-de-vista  de  uma  real  educação...
...  ao  descortinar...  perante  meus  olhos...
uma  nova  visão-de-mundo...

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muito  bem...   estamos  nós...   no  ano  de  1971...

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a  estrutura  do  esqueleto-de-concreto-armado...
que  sustentava  o  prédio  do  curso-vetor...
na  avenida  nossa-senhora-de-copacabana...
quase  na  esquina...
diametralmente  oposta  à  do  cine  roxy...

...  deveria  ser  uma  estrutura  extremamente  forte...
      ....  extremamente  bem  construída...

pois...  todos  os  dias...
o  prédio  recebia  em  seu  interior...
uma  fração  significativa...  da  população-jovem-carioca...

cada  andar  possuía  duas  salas-de-aulas...  tamanho-gigante...
cada  uma...  com  capacidade  para  uns  100  alunos...
ou  seja...  aproximadamente  200  por  andar...

digamos  que  houvessem  uns  6  andares...
nessas  condições...

neste  caso...
seriam  mais  de  mil  seres-humanos...
uniformemente  distribuídos...
e  sustentados  pela  estrutura-do-prédio...

parabéns...  à  firma-de-engenharia...
que  o  construiu...

não  sei  como  aguentava...
tanta  gente...  ao  mesmo  tempo...

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comprimidos  no  meio  dessa  densidade  populacional...
tentávamos  anotar  as  fórmulas  físicas...
as  reações  químicas...
as  demonstrações  matemáticas...
que  constituíam  cerca  de  90%  dos  assuntos  trabalhados...

quando  um  professor  de  geografia-econômica...
ou  de  português...   era...  eventualmente  convidado...
para  dar  algumas  aulas-extras...

...  era  um  alívio  para  todos  nós...
podermos  contemplar  uma  área-do-conhecimento...
um  pouco  menos  árida...
um  pouco  menos  técnica...

o  professor  de  português...  
ao  fazer  algumas  digressões...
sobre  a  história-da-música...
resolvia...  no  meio  de  seu  relato...
incluir  ao  vivo...
exemplos  do  que  seria...
uma  finalização  de  um  trecho  de  uma  ópera-dramática...

enchia  seus  pulmões  de  ar...
e  reproduzia...  a  todo  volume...
numa  voz...  afinadíssima...
os  acordes-finais  de  alguma  ópera-famosa...

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a  turma  delirava...

para  nós...  receber  um  professor  assim...
era  um  alívio...

era  um  refresco...  para  a  maioria  de  nós...
cansados...  exaustos...  saturados...
com  o  excesso  de  fórmulas...
...  da  matemática...
...  da  física...
...e ...  da  química...

no  recreio...  aquela  massa-humana...
se  deslocava  através  do  acesso-pela-escada...
rumo  à  poluição  da  avenida-nossa-senhora-de-copacabana...
para  fazer  um  lanche...
ou  descansar  os  olhos...  no  horizonte  azul  lá  da  praia...

uma  rotina  diária...
de  certa  forma...  massacrante...
mas  que...  por  outro  lado...
nos  permitia  trabalhar  um  conhecimento-acadêmico...
numa  intensidade...  jamais  experimentada...

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um  pouco  antes  de  iniciar  o  ano  dessa  "maratona"...
que  seria  o  vestibular...

minha  mãe...
muito  sabiamente...
muito  preventivamente...
muito  objetivamente...

já  havia  se  informado...
já  havia  tomado-conhecimento...
das  "fofocas"  relativas  à  política-de-distribuição  das  bolsas-de-estudo...
lá  do  curso-vetor...

descobriu  que  eles  dariam  bolsa-integral...
a  quem  participasse  da  turma-especial  IME-ITA...
( instituto-militar-de-engenharia...  instituto-tecnológico-da-aeronáutica...)
ou  seja...
para  os  alunos  que  tivessem  suficiente  "back-ground"  acadêmico...
para  poder  acompanhar  o  rítmo  da  tal  turma-especial...

um  dos  diretores  do   curso...
responsável  pela  distribuição  das  bolsas-integrais...
era  também...  um  cara  prático  e  objetivo...

ao  invés  de  fazer  um  exame-de-seleção...  burocrático...
para  ver  quem  merecia... ( ou  não )...
as  tais  bolsas-integrais...

ele...  muito  sabiamente...  percebeu  que...
bastaria  para  isso...  aceitar  os  interessados...
que  viessem  do  colégio-militar...  ou  do  santo-inácio...

e...  embora  eu  tenha  largado  o  colégio-militar...
em  meados  da  quarta-série-ginasial... para  ir  pro  andrews...
mesmo  assim...
fui  aceito  na  tal  turma-especial...

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e...  não  foi  só  um  ganho...
em  termos  de  bolsa-de-estudos...

foi  também  um  ganho...  valiosíssimo...
em  termos  de  uma  super-qualidade-de-ensino...
bem  superior...  à  das  turmas-normais...

os  professores  eram  excelentes...
o  nível  dos  alunos  também...

respirávamos  uma  atmosfera  de  muita  sintonia  acadêmica....
de  muito  interesse...  por  parte  de  todos...

o  estímulo  ao  estudo  era  muito  saudável...
embora...   exageradamente   intenso...

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mas...   por  que   todo  esse  bla-bla-blá   sobre  o  curso  vetor...?...

porque...  as  aulas-de-piano  continuavam...

e   eu...  dentro  do  espírito  super-pragmático  do  curso-vetor...
percebia  que  havia  uma  certa  dissonância-tonal...
entre  as  melodias  exercitadas  no  ambiente-exagerado  das  ciências-exatas...
e    minhas  abençoadas  aulinhas-de-piano...
onde  eu  desenvolvia  com  o  professor...
as  sutilezas  da  sonoridade  de  algumas  músicas  de  chopin...
...  beethoven...  etc...

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em  uma  dessas  aulas...
pressionado  pela  carga-diária  dos  exercícios-de-matemática...
falei  pro  professor:

( eu )...:  " acho  que  vou  ter  que  interromper  as  aulas-de-piano...
                por  causa  do  vestibular... "

( ele )...: " pois  é...   não  sei  se  eu  faria  isso...
                pois  a  concepção  moderna  do  "descansar"...
                não  é  ficar  parado  sem  fazer  nada...
                a  concepção  moderna  do  descansar...
                seria  aquela  onde  nós  mudamos-de-atividade...
                quer  fazer  quinhentos  exercícios  de  matemática...?...
                ótimo...  vamos  lá...  fazemos  os  quinhentos  exercícios...
                e...  de repentemente...  colocamos  o  calção-de-banho...
                e  damos  um  mergulho-na-praia...
                uma  corridinha  na  praia...
                agora...   com  o  relógio  no  pulso...

                ...  estamos  correndo  no  calçadão...
                mas  com  o  relógio  no  pulso...

                quinze  minutinhos...  vinte  minutos  no  máximo...
                seria  apenas  para  "quebrar"...
                a  tarefa  metódica  dos  quinhentos-exercícios...
                apenas  para  dar  uma  "interrompidazinha"...
                um  contraste  àquilo  que  estávamos  nos  concentrando...
                ...  ao  que  estávamos  focalizando...

                essa  seria  a  concepção  moderna  do  descanso:

                a  mudança  de  atividade...
                seria  o  grande  descanso...
                   
                depois  da  breve  interrupção...
                aí  sim...    aí  volta...    volta  aos  estudos...

                e...  nesse  caso...  o  estudo  vai  render  ainda  mais...
                pois  a  mente  experimentou...
                um  banho-de-contraste...
                pequeno...
                mas  o  suficiente  para   revigorar..."

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tal  metáfora  foi  suficiente  para  que  eu  percebesse...
que...  continuar  no  piano...
seria  uma  boa  decisão...

realmente...  o  professor  tinha  razão...
seus  argumentos...  sua  metáfora...
me  convenceram...

e...  se...  naquela  época...
eu  já  sentia  os  benefícios  dessa  escolha...

hoje  em  dia...  confirmo  nos  meus  pensamentos...
como  foi  acertado...
como  foi  feliz...
o  fato  de  tê-lo  escutado...
em  sua  argumentação...
em  sua  linha-de-raciocínio:

para  contra-balancear  o  excesso-excessivo...
da  super-exagerada  quantidade-excessiva...
do  esquema-quase-neurótico...
    ...  do...  curso-vetor...

...  as  aulas-de-piano...
     ... só  poderiam  me  fazer  bem...

como  de  fato  me  fizeram...
pois  além  da  técnica-do-piano...
existia  um  educador...  ( com  letras-maiúsculas...)
constantemente  me  contando  metáforas...
metáforas  essas  que  me  ajudavam...
a  me  orientar...
nessa  época  conturbada...
do  curso-vetor...
e  da  ditadura-militar...
no  ano  de  1971...

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veremos...  logo...  logo...  adiante...
como  uma  dessas  inúmeras  metáforas...
teve  um  efeito...
especialmente  transformador...
em  relação  à  como  eu  percebia  a  realidade...  em  geral...

me  despeço...
desejando  tudo-de-bom...  para  você...

até  já...
um  grande  abraço...
                                ...luis antonio...